“Distancie o corpo e aproxime a mente”, com esse slogan a Ecovital realizou a VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Sipat.

Com o propósito de ampliar o conhecimento, o encontro também teve a finalidade de conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no ambiente de trabalho. Além dessas competências, a Sipat também possibilitou a interação harmoniosa entre os participantes.

Para evitar aglomerações, em virtude da pandemia da Covid 19, as palestras foram realizadas no formato de Diálogo Diário Semanal (DDS), com horários distintos para os profissionais e seguindo todos os protocolos sanitários orientados pela matriz e órgãos competentes.
Todos os participantes do treinamento receberam máscaras com o tema da semana de prevenção.

O antigo Aterro da Ribeira, lixão a céu aberto, em que os resíduos sólidos eram descartados até julho de 2015 foi transformado em uma área de descarte adequado de resíduos sólidos, e incentivo à sustentabilidade, por meio da construção do Centro Ambiental Ribeira.

Localizado em São Luís/MA, o Centro Ambiental Ribeira foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2020 e é um marco para a cidade. Resultado de investimentos na gestão de resíduos sólidos, irá garantir o aproveitamento de um terço de todo o resíduo gerado na cidade diariamente.

Instalado em uma área de 60 hectares, o Centro Ambiental Ribeira conta com quatro estruturas em sua planta: o Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, que permitirá a reciclagem de até 10 toneladas/dia de papel, papelão, vidro, metal e plástico; o Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos, em que serão processadas 90 toneladas mensais de frutas, legumes e verduras, recolhidos de feiras livres e mercados públicos, além dos resíduos de poda e capina, cujo adubo fabricado será doado aos pequenos produtores rurais para fortalecer a agricultura familiar; a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, que tem capacidade de processar até 7 mil toneladas mensais de resíduos, produzindo até 6 subtipos de diferentes insumos, material que voltará para a cadeia produtiva em obras municipais; e o Centro de Educação Ambiental, em que estudantes de escolas públicas da rede municipal, estadual e privada, e a população em geral, poderão ser atendidos por atividades que incentivem uma mudança de hábito em relação à geração de resíduos.

Estiveram presentes na inauguração do Centro Ambiental Ribeira o Diretor Presidente da Vital, Antonio Carlos Salmeron, os Diretores Hudson Bonno e Ricardo Farias, o Gestor Executivo Regional Rogério Calazans e o Gerente de Contrato da SLEA – São Luis Ambiental, André Neves M. Vianna.

Vital ganha Prêmio Notorius 2020

A Vital Engenharia Ambiental, através de sua unidade M.A. Ipatinga (MG), recebeu o Prêmio Notorius Mérito Especial 2020, pela excelência do trabalho realizado durante este período da pandemia da Covid-19.

O prêmio criado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi conferido à empresa como um reconhecimento à superação dos grandes desafios impostos para manter a qualidade na prestação dos serviços essenciais de limpeza urbana.

Em sua 14ª edição, diante do cenário atípico, a premiação deste ano teve um formato diferente. A Aciapi e a CDL decidiram por homenagear todos os associados, como forma de reconhecer todo o esforço e a dedicação para superar todos os desafios trazidos pela pandemia.

Claudio Zambaldi e Amaury Gonçalves, presidentes da ACIAPI e da CDL, destacaram que “em um ano tão difícil e desafiador para empreendedores e empresas, as instituições não poderiam deixar de reconhecer a competência, dedicação e capacidade de superação de cada um dos premiados”.

Excepcionalmente, a solenidade de entrega do prêmio não pode ser feita presencialmente. Felipe Prest Bernabe e Jeandro Pereira, representantes da Vital que receberam a distinção, estenderam os agradecimentos a toda a equipe da M.A. Ipatinga, que tornaram o reconhecimento possível.

CGA JUPARANÃ JÁ EM OPERAÇÃO

A Vital acaba de iniciar as operações da Central de Gerenciamento Ambiental Juparanã (CGA Juparanã), no município de Linhares (Espírito Santo). A nova unidade tem capacidade para comportar até 915 toneladas por dia de resíduos, possibilitando atender toda a região norte e oeste do estado.

A implantação e operação da Central de Gestão Ambiental de Linhares vêm ao encontro das necessidades de infraestrutura do município e da região.

Para a implantação da CGA de Linhares, a Vital contou com os serviços da consultoria CTA – Serviços em Meio Ambiente Ltda., para um minucioso estudo de impacto ambiental na região para que pudesse obter o licenciamento para o empreendimento. O estudo está disponível para consulta em www.iema.es.gov.br e levou em consideração múltiplos aspectos em seu diagnóstico ambiental.

TOPO